Será que tenho Dor Miofascial?

O que é dor miofascial?

 

A dor miofascial é provocada pela formação de pontos gatilhos (PG), muitas vezes associado a encurtamento muscular, limitação para algum movimento e a própria dor. Mas Saliciano, e o que é um ponto gatilho? É, basicamente, um ponto de maior tensão no músculo e na fáscia. Se você quer conhecer mais sobre o que é ponto gatilho, clique aqui.

 

Frequentemente, na disfunção miofascial a dor é mal localizada, difusa e o local da dor NÃO corresponde à origem do problema. Esse ponto é muito importante. Veja o exemplo a seguir: “Dr Saliciano, estou com dor nas costas e tá descendo até o pé. Será que estou com hérnia de disco? Eu sou tão novo, será que preciso operar?” Calma, pessoal, calma. Na maioria das vezes, esses sintomas não são provocados por hérnia de disco, e sim provocados por disfunções miofasciais.

Como eu sei se tenho dor miofascial?

 

Como o próprio nome diz, a dor miofascial provoca dor. “Claro que provoca dor Saliciano, tá no próprio nome, me diz como eu sei que o sintoma não é provocado por outra doença.” Calma, eu explicarei. Nesses casos, a dor tem comportamento e características distintas dos outros casos: geralmente ela é mal localizada, ela espalha para algum lugar, e às vezes pode travar a pessoa.

 Você já passou por uma situação de, de repente, travar a coluna? Não consegue mexer uma perna? Travar o pescoço e ficar com sintomas semelhantes ao torcicolo? Pois é, isso que você teve provavelmente foi uma disfunção miofascial? É muito comum. Você sabia que muitas pessoas que têm dor miofascial mas estão com diagnóstico de outra doença? Veja as situações abaixo, comparando um diagnóstico com outro:

– Tendinite no ombro:  muitas vezes é dor miofascial do grande dorsal e serrátil anterior;

– Enxaqueca: muitas vezes é dor miofascial do trapézio e suboccipitais;

– Dor nas costas por hérnia de disco: muitas vezes é dor miofascial do glúteo mínimo e psoas.

Dei apenas alguns exemplos, mas existem muitos outros!

 

“Ah Saliciano, legal, mas como faço para diferenciar uma coisa da outra”. Bom, aí você precisa fazer uma consulta e avaliação com um bom médico que entenda do assunto. Não vou mentir para você; muitos médicos não entendem bem dessa avaliação, incluindo Ortopedista, Cclínicos, Reumatologistas e Médicos de família. 

Você precisa fazer essa avaliação com um médico de sua confiança. Vale destacar que o diagnóstico da dor miofascial baseia-se no exame clínico do médico e, em certas situações, o exame de termografia pode ajudar. Outros exames de imagem não têm utilidade no diagnóstico. Se você quer conhecer mais sobre o exame de termografia médica, clique aqui.

 

E agora Saliciano, como tratar a dor miofascial?

 

Fiquem tranquilos, existem tratamentos bastante eficientes. Vou citar algumas medidas que podem ajudar:

– Correção postural

– Prática rotineira de alongamento;

– Técnicas manuais de liberação miofascial;

– Agulhamento seco – clique aqui para entender melhor sobre essa técnica;

– Compressa morna no local da tensão – as pessoas e às vezes até médicos confundem e orientam compressão fria. Cuidado! Para tensão muscular, a compressa morna é a indicada.

– Neuromodulação – clique aqui para entender melhor sobre essa técnica;

– Modulação epigenética com correção de distúrbios metabólico.

 

Se você ficou com dúvidas, pode escrever aqui tuas perguntas que teremos o maior prazer em respondê-las.

 

Caso você sofra com problemas de dor crônica, agende uma consulta com Dr Saliciano e tenha uma avaliação ampla, detalhada e você receberá um modelo de tratamento global, personalizado para você!

 

0 0 votes
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários

Leia mais aqui!

Tendinite no ombro

O que é Síndrome do Túnel do Carpo?

Fascite plantar

Endereço:

Avenida Senador Salgado Filho, 1718 – Tirol Way Office, 5° andar, sala 501 – Natal – RN.

Telefone:
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x