Neuromodulação

Se você está lendo essa página, então vejo que você realmente está buscando um acompanhamento que definitivamente vá resolver os teus problemas.

Parabéns pela iniciativa!

 

Vou honrar a tua disposição e fazer o meu melhor para te ajudar!

 

Para isso, acho que é muito importante eu te fazer um breve resumo do que é Neuromodulação. Caso deseje mais informações, pode entrar em contato conosco que terei o maior prazer em tirar suas dúvidas, ou clique na aba do blog, pois lá você terá muitos materiais para leitura e tirar todas as suas dúvidas. Vamos lá!

O que é Neuromodulação:

É um processo que modula o sistema nervoso e neurônios por mecanismo químicos, bioquímicos, elétricos e magnéticos. No contexto que estamos abordando, envolve utilizar estímulos elétricos e magnéticos para promover correção de algumas disfunções.

 

Quando usar a Neuromodulação?

Neuromodulação tem indicações e benefícios diversos, mas vamos focar apenas naquelas indicações que têm mais comprovações científicas:

Tratamento da dor crônica, incluindo enxaqueca, dor nas costas, dor nos joelhos, Artrose na coluna e joelho, Tendinite e Bursite no punho, joelhos, pés e ombros, Síndrome do Túnel do Carpo;
Tratamento de: Fibromialgia, Depressão e Transtornos de Ansiedade;
Tratamento de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson, nas fases iniciais;
Tratamento da agitação e dificuldade de concentração nas pessoas com Transtorno do Espectro Autista;
Reabilitação pós AVC recente ou pós trauma recente (trauma cranioencefálico e raquimedular);
Tratamento de crianças para auxiliar no desenvolvimento da fala.

 

Quais são os tipos de Neuromodulação?

Existem basicamente 2 modalidades de Neuromodulação: invasiva e não invasiva.

A invasiva geralmente envolve uma cirurgia para colocação de um eletrodo na cabeça. A não invasiva não envolve cirurgia e, em geral, é indolor e sem desconforto, feita em consultório com máxima segurança.

 

Existem basicamente 3 grandes técnicas de Neuromodulação não invasiva:

Estimulação Magnética Transcraniana (EMT)

É uma técnica que, por meio de uma bobina colocada na cabeça do paciente, gera-se um campo magnético e uma corrente elétrica induzida. Essa corrente elétrica, aplicada em locais específicos do crânio, promove a despolarização neuronal e potencializa a neuroplasticidade e corrige disfunções específicas (exemplo: melhora da fala, da força, alívio da dor, melhora da Ansiedade, etc).

Estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC)

É uma técnica que, por meio de eletrodos colocados na cabeça do paciente, fornece uma corrente elétrica mais difusa e superficial, que auxilia na despolarização neuronal. Tem indicações semelhantes à estimulação magnética.

Neuromodulação periférica

É uma técnica que fornece uma corrente elétrica fora da cabeça, geralmente nos membros superiores e inferiores ou região das costas, pescoço ou ombros. A indicação mais comum é auxiliar no controle da dor crônica. Geralmente é feito conectando um eletroestimulador a agulhas ou eletrodos, ou ainda usando a bobina de um equipamento de estimulação magnética.

Quer saber mais sobre Neuromodulação?

Assista esse vídeo!

Endereço:

Avenida Senador Salgado Filho, 1718 – Tirol Way Office, 5° andar, sala 501 – Natal – RN.

Telefone: