Dor no pé

Quais as causas da dor no pé?

Esse é um sintoma muito comum no dia a dia de qualquer médico. Muitas pessoas acabam dizendo que a fascite plantar é praticamente sinônimo de dor no pé, mas não é bem assim. Diversas outras situações podem provocar dor no pé. Vamos ver algumas:

– Dor miofascial: tensão e contraturas nos músculos e fáscias de diversos músculos, como: gastrocnêmio (músculo da panturrilha), sóleo (músculos abaixo da panturrilha).

– Tendinite de aquiles.

– Contratura de músculos que geram desequilíbrio miofascial, ou seja, que pode deixar o pé torto, mais voltado para dentro ou para fora da perna.

– Artrose de calcâneo: esse aqui é o famoso “esporão de calcâneo”.

– Casos raros como trombose no pé.

 

Vale destacar aqui que a maioria dos casos são por desequilíbrios biomecânicos, ou seja, pontos de tensão e encurtamento muscular. Isso modifica a distribuição de forças do corpo e pode fazer com que a pessoa fique com o pé torto ou encurtado. 

Como fazer para saber a causa da dor no pé?

 

Em geral, apenas o exame clínico do médico já é suficiente para fazer o diagnóstico.

Um exame que pode ser útil: termografia, pois pode ajudar a detectar alterações funcionais no pé ou nas áreas que provocam desequilíbrio biomecânico nos pés. Clique aqui se quiser saber mais sobre a termografia.

 

Quais as opções de tratamento de dor no pé?

 

O tratamento deve ser guiado para a causa. Vou citar algumas medidas que podem ajudar:

– Anti-inflamatório por poucos dias: importante não fazer uso frequente desses medicamentos. Eles são apenas um tipo de SOS;

– Agulhamento seco, quando tem pontos de contratura de alguns músculos – clique aqui para entender melhor sobre essa técnica.

– Neuromodulação: aqui, podemos usar estímulos elétricos para mudar a percepção dos nervos, músculos e neurônios à dor; em alguns casos, podemos conseguir resultados muito bons com essa técnica – clique aqui para entender melhor sobre Neuromodulação.

– Modulação epigenética com correção de distúrbios metabólicos que podem contribuir para a piora dos sintomas da Síndrome do Túnel do Carpo.

 

Vale destacar que nenhuma técnica é milagrosa, que resolve tudo em todos os casos; no entanto, sabemos que a neuromodulação pode ajudar a resolver a maioria dos casos, mas sempre dentro de um tratamento holístico, combinando várias técnicas em momentos oportunos, seguindo uma sequência lógica e racional.

 

Se você ficou com dúvidas, pode escrever aqui tuas perguntas que teremos o maior prazer em respondê-las.

 

Caso você sofra com problemas de dor nos pés ou dor crônica, agende uma consulta com Dr Saliciano e tenha uma avaliação ampla, detalhada e você receberá um modelo de tratamento global, personalizado para você, com resultados que vão te impressionar!

0 0 votes
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários

Leia mais aqui!

Tendinite no ombro

O que é Síndrome do Túnel do Carpo?

Fascite plantar

Endereço:

Avenida Senador Salgado Filho, 1718 – Tirol Way Office, 5° andar, sala 501 – Natal – RN.

Telefone:
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x