Endereço:
Avenida Senador Salgado Filho, 1718 – Tirol Way Office, 5° andar, sala 501 – Natal – RN.
O que é?
Tendinite no ombro é uma inflamação de tendões que envolvem os músculos e ossos do ombro e estruturas próximas.
Aqui, é importante esclarecer o que é um tendão: é uma estrutura de tecido conjuntivo, resistente, que conecta os ossos com os músculos. O grupo de tendão que mais frequentemente está inflamado são os tendões do manguito rotador.
O que pode causar tendinite no ombro?
Diversos fatores podem provocar tendinite no ombro, tais como: sobrecarga da articulação, como movimentos repetitivos, fragilidade da musculatura do ombro, e uma que muitas vezes é pouco conhecida pelos médicos em geral: distúrbios das fáscias musculares.
As disfunções das fáscias podem provocar Bursite, Tendinite e Dor muscular. Essas estruturas, chamadas de FÁSCIAS, são as principais responsáveis pela estabilidade mecânica, postural e mobilidade do corpo humano.
Frequentemente, a dor no ombro é provocada mais pela dor miofascial do que pela própria tendinite. Se você quer conhecer mais sobre as fáscias, temos uma postagem exclusiva sobre ela. Clique aqui ou procure sobre o tema nas outras postagens.
Como fazer o diagnóstico de tendinite no ombro?
O diagnóstico de tendinite de ombro pode ser feito a partir do exame clínico, ou seja, da conversa que o médico tem com o paciente, ouvindo os sintomas, e do exame físico. No exame físico, o médico deve avaliar alguns elementos, como: dificuldades para fazer alguns movimentos no ombro, assimetria entre os ombros e se tem dor ao toque.
Eventualmente, se o médico fica com dúvidas ao final da consulta, pode ser solicitado alguns exames de imagem, como ultrassonografia, ressonância ou termografia do ombro.
Um dado muito importante é a identificação de pontos gatilhos em alguns músculos em torno do ombro, e isso ajuda muito no diagnóstico. Para saber mais o que é ponto gatilho, clique aqui e entenda melhor sobre o tema.
Como tratar a tendinite do ombro?
É fundamental tratar a causa da tendinite. Muitas vezes, a tendinite de ombro é provocada por alguma instabilidade mecânica dos músculos e fáscia do ombro ou pela fragilidade muscular. As principais estratégias para tratamento são:
– Agulhamento seco – clique aqui e saiba mais sobre esse procedimento.
– Fisioterapia com finalidade de alongamento e fortalecimento muscular.
– Neuromodulação – clique aqui e saiba mais sobre esse procedimento. A neuromodulação pode te ajudar a reequilibrar os músculos, tendões e fáscias musculares que dão sustentação e equilíbrio ao ombro, aliviando os sintomas da tendinite.
– Em casos muito selecionados, pode ser necessário procedimento cirúrgico, mas são a minoria dos casos.
Sempre pautei minha conduta em promover um tratamento holístico, combinando várias técnicas em momentos oportunos, seguindo uma sequência lógica e racional.
Se você ficou com dúvidas, pode escrever aqui tuas perguntas que teremos o maior prazer em respondê-las.
Caso você sofra com problemas de dor no ombro, agende uma consulta com Dr Saliciano e tenha uma avaliação ampla, detalhada e você receberá um modelo de tratamento global, personalizado para você!
Leia mais aqui!
Já ouviu falar em Tendinite no ombro? Leia mais aqui.
Já ouviu falar em Síndrome do Túnel do Carpo? Leia mais aqui.
Já ouviu falar em Fascite plantar? Leia mais aqui.
Avenida Senador Salgado Filho, 1718 – Tirol Way Office, 5° andar, sala 501 – Natal – RN.