Endereço:
Avenida Senador Salgado Filho, 1718 – Tirol Way Office, 5° andar, sala 501 – Natal – RN.
Fascite plantar
O que é fascite plantar?
É uma dor embaixo do pé, provocada pela inflamação de ligamentos, tendões e outras estruturas na região da planta dos pés (sola dos pés).
Quais sintomas da fascite plantar?
O principal sintoma é a dor. Essa dor geralmente piora em pessoas que ficam muito tempo em pé ou que estão acima do peso.
Frequentemente, a dor causa muito incômodo e às vezes impede a pessoa de trabalhar ou dificulta muito a realização das atividades do dia a dia.
Como fazer o diagnóstico de fascite plantar?
Na maioria das vezes, não é necessário nenhum exame complementar para diagnosticar a fascite plantar. Na consulta, o médico pergunta várias informações ao paciente e examina a região dos pés e das pernas. Geralmente isso é suficiente para dar o diagnóstico.
Em algumas situações, um exame chamado termografia pode ajudar no diagnóstico. Se você quer conhecer mais sobre a termografia, clique aqui.
Como tratar fascite plantar?
É muito importante tratar os fatores desencadeadores da fascite plantar, como obesidade e ficar muito tempo em pé. O excesso de peso sobrecarrega as estruturas embaixo do pé e contribuem para manter a inflamação. Portanto, perder peso ajuda muito.
Para auxiliar na perda de peso, sabemos que a caminhada ou outro exercício físico é importante, e quem tem fascite plantar sabe que a caminhada piora a dor da fascite, em um primeiro momento. Então, é muito importante primeiro tratar a inflamação e retirar a dor do paciente.
Para tratar a inflamação e a dor, podem ser usados tratamento convencionais (anti-inflamatório por poucos dias, corticoides por poucos dias, analgésicos opióides também por poucos dias). Esse tipo de tratamento alivia momentaneamente a dor, mas não resolve o problema e muitas vezes traz muitos efeitos colaterais.
Atualmente, há tratamentos mais sofisticados e eficientes. Aqui, vou explicar um pouco sobre um método muito eficiente e seguro:
– Neuromodulação: Usamos estímulos elétricos para mudar a percepção dos nervos, músculos e neurônios à dor, além de promover um rearranjo das estruturas dos pés e pernas, permitindo um melhor reequilíbrio do corpo; em alguns casos, podemos conseguir resultados muito bons com essa técnica – clique aqui para entender melhor sobre Neuromodulação.
Se você ficou com dúvidas, pode escrever aqui tuas perguntas que teremos o maior prazer em respondê-las.
Caso você sofra com problemas de fasceite plantar, agende uma consulta com Dr Saliciano e tenha uma avaliação ampla, detalhada e você receberá um modelo de tratamento global, personalizado para você, com resultados que vão te impressionar!
Leia mais aqui!
Já ouviu falar em Tendinite no ombro? Leia mais aqui.
Já ouviu falar em Síndrome do Túnel do Carpo? Leia mais aqui.
Já ouviu falar em Fascite plantar? Leia mais aqui.
Avenida Senador Salgado Filho, 1718 – Tirol Way Office, 5° andar, sala 501 – Natal – RN.