Já ouviu falar dos  “nós” nos músculos?

O que são “nós” muscular?

 

“Dr Saliciano, eu li no Google que quando a pessoa está tensa, os músculos do pescoço podem ficar endurecidos e formar uns nós nos músculos e isso provoca muita dor. Será que tenho esses nós?”. 

Essa é uma dúvida frequente em consultório. Os “nós” nos músculos são chamados, tecnicamente, de Ponto Gatilho (PG) e é, basicamente, o local do músculo que originou-se a tensão muscular. É o local que concentra o maior nível de contratura muscular a nível celular.

Quais as causas de se formar gatilho (também chamado “nós”)?

 

Os PG geralmente estão associados a um tipo de dor, chamado MIOFASCIAL.

 As causas mais comuns da formação de pontos gatilhos são:

– Má postura;

– Sedentarismo;

– Contratura muscular por movimento rápido;

– Fragilidade do músculo ;

– Tensão crônica das fáscias musculares – se você quiser saber mais sobre o que são as tensões fáscias e a importância delas na nossa saúde, clique aqui.

 

Como diagnosticar um “Nó” no músculo?

Os “Nós” nos músculos, também chamados de ponto gatilho, são diagnosticados geralmente pelo exame físico do médico ou fisioterapeuta. A palpação dos vários segmentos neuromusculares é a base para fazer o diagnóstico. Vale ressaltar que os exames de imagem tradicionais não ajudam no diagnóstico (RX, ultrassonografia, tomografia e ressonância). 

No entanto, o exame de termografia é um método de imagem mais sofisticado e pode ajudar nas situações duvidosas de ponto gatilho e dor miofascial. Se você quer saber mais sobre termografia, clique aqui.

 

Quais os riscos dos pontos gatilhos (PG)?

 

As consequências dos PG é provocar dor e encurtamento muscular. Quem ficar com PG e não corrigir o problema (desativar os PG) pode evoluir com dor crônica, em qualquer parte do corpo, e muitas vezes com alguma limitação funcional, pelo encurtamento muscular.

 

Como tratar os pontos gatilhos?

 

– Agulhamento seco – clique aqui e saiba mais sobre esse procedimento.

– Técnicas manuais de liberação miofascial;

– Neuromodulação periférica é uma técnica muito eficiente para desativação dos PG – clique aqui e saiba mais sobre esse procedimento.

– Compressa morna;

 

Vale destacar que a neuromodulação pode contribuir muito para o alívio dos pontos de tensão muscular; no entanto, o ideal é promover um tratamento holístico, combinando várias técnicas em momentos oportunos, seguindo uma sequência lógica e racional.

 

Se você ficou com dúvidas, pode escrever aqui tuas perguntas que teremos o maior prazer em respondê-las. 

 

Caso você sofra com problemas de dor crônica, ansiedade ou necessite de algum tipo de reabilitação, agende uma consulta com o Dr Saliciano e tenha uma avaliação ampla, detalhada e você receberá um modelo de tratamento global, personalizado para você!

0 0 votes
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários

Leia mais aqui!

Tendinite no ombro

O que é Síndrome do Túnel do Carpo?

Fascite plantar

Endereço:

Avenida Senador Salgado Filho, 1718 – Tirol Way Office, 5° andar, sala 501 – Natal – RN.

Telefone:
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x