Endereço:
Avenida Senador Salgado Filho, 1718 – Tirol Way Office, 5° andar, sala 501 – Natal – RN.
Corticoides são perigosos para nossa saúde?
O que são medicamentos à base de corticoides?
São medicamentos à base de substâncias produzidas pelas glândulas suprarrenais, e estão envolvidos em muitos aspectos do nosso metabolismo, como inflamação e controle da glicose e pressão arterial.
O nosso corpo produz corticoide. “Ah, Saliciano, então se o nosso corpo produz, não tem risco usar ne?” Recebi essa pergunta uma vez de um paciente. Vamos esclarecer: quando usamos um corticoide em forma de medicamentos, o nosso corpo tende a reduzir a produção do corticoide que nós mesmos produzimos e isso pode levar a sérias e graves consequências, se realizadas de forma descuidada.
Quando devo usar corticoides?
Não existe uma situação clara e que sempre define a necessidade de usar corticoides. Como qualquer tratamento médico, sempre avaliamos os riscos e os benefícios desse tratamento. Por outro lado, existem algumas situações que os corticoides costumam trazer benefícios.
Vamos lá: alergias na pele e na respiração (vias aéreas), usando por poucos dias; tratamento imunossupressor em pessoas com doenças autoimunes graves, como lúpus e doenças reumáticas; tem uma situação interessante, que vou citar aqui: mulheres grávidas que estão em trabalho de parto antes do tempo (prematuro), podemos fazer alguns tipos de corticoides na gestante para melhorar a função do pulmão do bebê quando ele nascer.
Um problema frequente que os leigos e até médicos costumam fazer é prescrever corticoides para dor nas costas de forte intensidade, quando pensamos em dor muscular ou inflamação de hérnia de disco na coluna. Os corticoides, como a dexametasona, realmente ajudam a desinflamar, mas o uso recorrente também traz riscos importantes para a saúde.
Existem muitas outras indicações, mas, claro, é importante sempre conversar com seu médico para avaliar cada caso.
Quais os riscos dos corticoides?
Os riscos são diversos, mas vou citar aqui os mais comuns: aumento da pressão arterial, aumento da glicemia = pacientes com hipertensão e diabetes devem ter muita cautela ao usar esses medicamentos; ganho de peso e sensação de inchaço; pode interferir também na imunidade, deixando a pessoas mais vulnerável a ter infecções.
E agora Saliciano, estou com uma dor por inflamação, o que fazer para melhorar sem necessidade de corticoides?
É muito importante ficar claro que a base de qualquer tratamento médico é o diagnóstico correto. Então, antes de verificar se vale a pena ou não usar corticoides é fundamental definir o diagnóstico.
Agora, de fato, existem muitas situações de pessoas com dor (ombro, coluna, joelho etc) que usam corticoides para alívio de sintomas, mas que poderíamos tratar de forma mais eficiente sem necessidade desses medicamentos. Vou citar algumas técnicas que costuma ajudar bastante:
– Agulhamento seco, quando tem pontos de contratura dos músculos adjacentes.
– Neuromodulação: aqui, podemos usar estímulos elétricos para mudar a percepção à dor; em alguns casos, podemos conseguir resultados muito bons com essa técnica sem necessidade de qualquer medicamento.
– Modulação epigenética com correção de distúrbios metabólicos que podem contribuir para a piora dos sintomas da Síndrome do Túnel do Carpo.
Se você ficou com dúvidas, pode escrever aqui tuas perguntas que teremos o maior prazer em respondê-las.
Se você tem algum problema de saúde que precise usar corticoides de forma frequente, agende uma consulta com Dr Saliciano e tenha uma avaliação ampla, detalhada e você receberá um modelo de tratamento global, personalizado para você, com resultados que vão te impressionar!
Leia mais aqui!
Já ouviu falar em Tendinite no ombro? Leia mais aqui.
Já ouviu falar em Síndrome do Túnel do Carpo? Leia mais aqui.
Já ouviu falar em Fascite plantar? Leia mais aqui.
Avenida Senador Salgado Filho, 1718 – Tirol Way Office, 5° andar, sala 501 – Natal – RN.